COMO ENSINAR SEU FILHO A NÃO SER CORRUPTO

Honestidade é um dos valores mais importantes na formação da personalidade das crianças.

COMO ENSINAR SEU FILHO A NÃO SER CORRUPTO

Em meio a tantas notícias onde O principal destaque é a corrupção desmoralização instalado em nosso país, surge em cada um de nós o sentimento de revolta, incredulidade e inconformismo. Nossas angústias diante de um futuro incerto nos tornam muitas vezes temerosos diante de onde e como viverão nossos filhos…

No entanto, educar e jamais desistir! Somos, hoje, peças chaves para deixarmos filhos melhores para o mundo e consequentemente o mundo muito melhor para eles.

Embora a forma mais visível da corrupção seja aquela que envolve a má utilização de recursos públicos, é importante lembrar as pequenas falhas éticas com as quais nos deparamos diariamente e que também devem ser repudiadas. Essas falhas são observadas pela criança e vão sendo incutidas em sua formação de caráter, afinal de contas, o exemplo é tudo na fase do desenvolvimento infantil.

Portanto, se queremos que aprendam 12, comecemos por praticá-las.

Um bom jeito de começar a mudar é reconhecer alguns erros do dia a dia. Vale analisar se, em algum momento de nossas vidas, vivenciamos algumas dessas atitude, como: atestado médico falso para justificar a ausência do filho no dia da prova pelo real motivo de não ter estudado; furar fila; utilizar acionamento de idosos ou deficientes quando não sim quadra em nenhum desses perfis; falsificar carteirinha de estudante; mentir para justificar o atraso em alguma consulta médica ou qualquer outro compromisso; dar ou aceitar troco errado; sentar em destinado ao deficiente; subornar o guarda de trânsito para não ser multado… Aceitar pequenas corrupções é legitimar as grandes corrupções.

Esquecer as famosas frases “se não faço, outro leva vantagem em meu lugar” ou “todo mundo faz e não acontece nada, vou fazer também”. É importante lembrar que a lógica do pequeno ou grande corrupto é corrupta. Nenhuma atitude antiética é inofensiva.

A honestidade é um dos valores mais importantes na formação da personalidade das crianças. É a base de suas relações com os demais. Pessoas honestas atraem confiança e respeito.

Ensinar nossos pequenos desde cedo a devolver aquilo que não lhe pertence; aprender assumir os erros e pedir desculpas sempre que houver necessidade são alguns exemplos que devem ser praticados incansavelmente. A escola é parceira fundamental nesse processo pois, diariamente, trata de ensinar, em grupo ou individualmente, as crianças a se respeitarem, não furar fila, pedir desculpas ao amigo, compartilhar jogos e brincadeiras, arrumar aquilo que bagunça, esperar sua vez para falar… Então aproveite e seja parceiro da escola. Trabalhe em conjunto. Certamente o resultado será positivo.

Só há um jeito verdadeiramente eficiente de ensinar a honestidade: através do exemplo.