CRIANÇA NA COZINHA: POR QUE NÃO?

Você sabia que enquanto você está seguindo uma receita, sem perceber, vai experimentando diversas áreas do conhecimento?

CRIANÇA NA COZINHA: POR QUE NÃO?

Você sabia que enquanto você está seguindo uma receita, sem perceber, vai experimentando diversas áreas do conhecimento? É verdade, galera! A matemática é um exemplo. Quando se mede ou pesa um ingrediente, utiliza-se conceitos relacionados às unidades de medida de volume e peso. Enquanto você espera o forno cozinhar uma determinada mistura, é necessário observar o relógio e calcular os tempos exatos para não comer cru e nem queimado.

Segundo pesquisa elaborada por psicólogos infantis, o ato de criar cozinhando, trabalha a concentração, a organização, a autonomia, a voracidade, a capacidade de esperar, o desenvolvimento do paladar e, principalmente, da autoestima. Além disso, pode despertar na criança desde cedo cuidados com higiene, com o que ela põe dentro de seu corpo e a experiência de testar seus quitutes.

Outro fator benéfico é a própria leitura da receita, uma excelente ferramenta para conhecer novas palavras e ampliar o conhecimento do vocabulário. Sem falar nos ingredientes que a criança passa a conhecer e que permitem equilibrar os nutrientes e vitaminas para obter um prato saudável e nutritivo.

Cozinhar é ainda uma aventura pela cultura mundial! Aprendemos sobre os hábitos e costumes dos povos que inventaram aquela receita, recuperamos a história dos antepassados e seus pratos típicos e descobrimos os vegetais, frutas e animais que cada região produz. Portanto, cozinhar pode ser um motivo de diversão familiar.

Organização

Antes de tudo, é importante lembrar que, para que a criançada aproveite a cozinha e consiga preparar comidas deliciosas, é preciso ter alguns cuidados e um mínimo de organização. E não esqueça:

– Lave bem as suas mãos;
– Use avental, assim você evita de manchar a sua roupa;
– Para os que têm cabelos longos, é bom prendê-los (ninguém fica muito feliz quando encontra um fio de cabelo na comida, não é mesmo?)

Antes de colocar a mão na massa:

– Tenha o livro de receitas em mãos.
– Faça uma leitura prévia da receita.
– Separe todos os ingredientes necessários: vasilhas, xícaras, colheres, formas e recipientes que serão utilizados.

Cuidados

Lembre-se que com fogo não se brinca. Peça ajuda aos adultos da casa se for manipular objetos cortantes e também na hora de acender o fogo.

Cadastre-se e receba dicas e novidades