Crianças de férias: como entretê-las sem gastar muito?

Crianças de férias: como entretê-las sem gastar muito?

30 atividades para se divertir com as crianças dentro e fora de casa.

Durante as férias escolares, pais e mães deixam de lado algumas preocupações, como preparar a lancheira, lavar o uniforme, organizar o material e, em alguns casos, levar e buscar a criança no colégio.

Porém, outro tipo de preocupação pode surgir nesse momento: como entreter os pequenos por mais de 30 dias, sem perder o ânimo nem o controle do orçamento?

Nesta época do ano, as contas costumam se acumular, sem falar no planejamento para o próximo ano, para a próxima matrícula, para o material escolar, etc. Muitas vezes, não sobra dinheiro para viajar nem para ficar fazendo programas caros que agradem a turma.

Então, veja 30 dicas de brincadeiras, atividades lúdicas, divertidas e educativas para dar às crianças férias inesquecíveis sem gastar muito.

Dentro de casa:

1 – Massinha de modelar. Faça em casa: misture 4 xícaras de farinha de trigo, 1 xícara de sal, 1 e 1/2 xícara de água, 1 colher de chá de óleo e amasse bem até ficar boa para modelar. Pronto. Aí é só separar em algumas porções, usar corante alimentício para tingi-las e começar a brincadeira. Para conservar a massinha, guarde em sacos plásticos ou em potes bem tampados.

2 – Arte com argila também é uma opção para desenvolver a criatividade dos pequenos que pode render muita diversão. A bagunça causada pela brincadeira compensa.

3 – Fábrica de brinquedos. É possível fazer carrinhos, máscaras, robôs, fantoches, etc. com sucata, recicláveis e materiais de papelaria. Soltem a imaginação.

4 – Bordado em estopa. Com agulhas plásticas de ponta arredondada e alguns fios de lã ou barbante colorido, os pequenos podem fazer vários desenhos sobre uma tela de estopa. Ensine o princípio de passar a linha de um lado ao outro e deixe-os se divertirem.

5 – Corredor de barbante. Crie uma missão impossível: ao longo de um um corredor, prenda fios de barbante de uma parede a outra em diversas direções, como as luzes de um alarme. Depois, desafie a criança a atravessar o corredor sem tocar os barbantes.

6 – Teatro. Criem fantasias misturando roupas, inventem personagens, pensem na história, improvisem um palco no quintal ou em outro cantinho aconchegante e boas risadas.

7 – Karaokê. Faça uma playlist com as músicas preferidas de vocês e proponha um concurso de canto e dança.

8 – Histórias em quadrinhos. Leiam juntos ou criem a sua própria historinha, com heróis, vilões, mocinhos e tudo mais que a criatividade permitir.

9 – Sessão de cinema. Escolha bons filmes, prepare pipoca e outras guloseimas e divirtam-se.

10 – Jogo de obstáculos. Crie um caminho, em que haja alguns obstáculos (almofadas, cadeiras, caixas, cobertores, etc.) e com uma linha de chegada. Quem chegar primeiro sem derrubar nada vence.

11 – Competição de videogame. Ótima ideia para reunir e entreter pais e filhos que gostem de jogos eletrônicos. Proponha uma competição com pontos e divirtam-se.

12 – Pular corda ou elástico. Você fez isso na infância? Seu filho também vai gostar de fazer. Além de serem ótimos exercícios físicos.

13 – Festa do Pijama, Noite dos Games ou Dia do Salão. Que tal convidar os amiguinhos para a brincadeira? De acordo com as preferências da criança, dá para fazer temáticas divertidas na hora de reunir a garotada.

14 – Cozinhar em família. Gosta de cozinhar? Então leve as crianças para a cozinha para fazer bolos, biscoitos, espetinhos de frutas confeitados ou o que preferirem.

15 – Acampamento em casa. Mesmo sendo no quintal, na sala ou no próprio quarto, as crianças adoram a ideia, só por ser diferente. Quem não tem uma barraca de camping, pode improvisar com colchões, lençois e travesseiros.

16 – Carta para amigo ou parente. Pode ser escrita, desenhada, com colagens e o que mais a imaginação permitir. Uma atividade lúdica e cheia de aprendizados.

17 – Jogos de tabuleiro. Se você já tem alguns em casa, podem render bons momentos em família.

 Fora de casa:

18 – Bolhas de sabão gigantes. Misture 3 medidas de água com 1 de xarope de milho (ou glucose). Mexa bem até ficar homogêneo. Depois, acrescente 2 medidas de detergente. Deixe a mistura descansar por 2 dias. Para fazer bolhas bem grandes, use dois palitos de churrasquinho sem ponta. Amarre um pedaço grande de barbante à ponta de cada palito. Em seguida, amarre as duas pontas soltas dos barbantes. Aí é só segurar pelos palitos e mergulhar o barbante na mistura de detergente para fazer as bolhas gigantes.

19 – Guerra de balões d’água. Encha alguns balões (bexigas) de água até a metade e amarre-os. Separe os participantes em times e estejam prontos para se molhar e se divertir bastante.

20 – Caça ao tesouro. Esconda chocolates, balas ou pequenos brindes no jardim ou quintal (também dá pra fazer dentro de casa) e deixe as crianças procurarem. Dependendo da idade dos pimpolhos, dá para fazer pistas escritas ou desenhadas para animar o jogo.

21 – Piquenique. Prepare uma cestinha com as guloseimas preferidas de vocês. Escolha um parque ou uma pracinha legal. Não esqueça de levar uma toalha grande para acomodar os comes e bebes.

22 – Cultivar uma mini-horta. Pode ser no quintal ou em pequenos vasinhos. As mudas podem ser feitas com alimentos que vocês tem em casa (manjericão, hortelã, salsinha, alecrim, alho poró, cebola, etc.).

23 – Fazer e soltar pipa. Veja tutoriais na Internet ensinando a fazer pipas. É simples (basta um pouco de papel de seda, cola, tesoura e alguns palitos) e a fabricação das pipas já rende muita diversão. Depois é só procurar uma área próxima livre de fiação elétrica e brincar ao sabor do vento.

24 – Esconde-esconde e pega-pega. Você deve ter brincado disso na infância. E pode acreditar: as crianças ainda adoram esse tipo de passatempo. Ainda mais se você entrar na correria com elas.

25 – Fazer fogueira. Neste caso, é você quem faz a maior parte da atividade em si, mas nem por isso as crianças se divertem menos. Deixe que acompanhem você catar a lenha, montar a fogueira, fazer o fogo. Depois, reunam-se em volta da fogueira, contem histórias, assem batata e milho ou derretam marshmallows e aproveitem.

26 – Visita a bibliotecas, museus, planetários. Locais com ingressos baratinhos, que, além de serem atividades educativas, podem render uma boa diversão. Escolha lugares novos e interessantes para a criança.

27 – Visita a asilos, ONGs, abrigos. Um programa diferente, que pode atrair bastante a atenção da criançada e ajudar a ensinar a elas valores elevados. Afinal, nem só de diversão é feito o aprendizado. Visitar instituições como estas pode ser um passatempo bastante interessante.

28 – Miniviagem para aldeia indígena, cachoeira, parque aquático ou reserva ambiental. Pesquise os locais próximos à cidade que possam ser de interesse da família e tenham um bom custo-benefício. E divirtam-se. Um bate e volta de um dia (sem gastos com hospedagem) pode ser o suficiente.

29 – Acampamento ou pesca. Para famílias que gostem de atividades como essas, o passeio pode ser uma ideia barata e muito recreativa.

30 – Bicicleta, patins, skate. Se a criança já gosta desse tipo de atividade, encontre um novo parque ou praça e vá brincar com ela. Também é possível ensinar um novo esporte ou procurar aulas para toda a família.

Cadastre-se e receba dicas e novidades